Eventos
Media Bootcamp: Workshop interativo centrado nos casos de maior sucesso relativamente à fidelização de audiências e anunciantes
A sessão de sexta-feira 23, organizada pela Protecmedia, no âmbito da SIPConnect 2017, vai mostrar iniciativas inovadoras capazes de tornarem sustentável o negócio jornalístico digital.

Subordinado ao título “Revalorizar a marca no Tsunami digital. Fidelização, a chave do negócio jornalístico”, o Media Bootcamp ou Workshop Prático na manhã de dia 23 de junho, que terá lugar na SIPConnect 2017, vai abordar, no seu formato interativo e numa atrativa encenação audiovisual, de que modo algumas empresas jornalísticas estão a dar grande destaque às suas marcas enquanto referências imprescindíveis na vida dos leitores e nos orçamentos dos anunciantes.

 Conseguem confiança, credibilidade e autoridade diante das suas audiências.

Aumentam o número de Assinantes e o seu valor como suporte publicitário.

 Mudam a mentalidade dos seus profissionais e dos seus organigramas para se adaptarem e aproveitarem as novas oportunidades que o mundo digital proporciona.

Através de testemunhos presenciais e de “short videos”, um vasto número de empresas jornalísticas revelam as linhas de trabalho que estão a seguir para atingir a revalorização e fidelização à sua marca, no meio de todo o turbilhão digital dos nossos dias. Demonstram assim que fidelizar já não é apenas uma questão de Marketing ou de zelo pela qualidade dos conteúdos, mas é também uma missão coletiva na qual devem estar implicadas todas las áreas da empresa.

Síntese de Programa

Primeiro Segmento: Fidelizar a partir da credibilidade de conteúdos e da mudança cultural multimédia empresarial

Experiências de sucesso com base em dois eixos fundamentais para o fortalecimento do jornalismo digital: ganhar credibilidade junto do leitor face ao “ruido”; e conseguir o compromisso relativamente à mudança cultural contínua dos profissionais que compõem a organização jornalística.

O Clarín (Argentina), o La Dépêche du Midi (França), e o El Colombiano (Colômbia) estão a conseguir a mudança cultural multimédia nas suas organizações. O Grupo EPENSA (Peru) está a aumentar as receitas graças ao enfoque sobre conteúdos de qualidade.

Segundo Segmento: O caminho para a Adesão e a Monetização a partir do conhecimento das audiências.

Boa parte do sucesso futuro reside em conseguir a Adesão. Muito se reflete sobre os modelos de monetização que estão a funcionar partindo desta premissa, para a qual é indispensável conhecer as nossas audiências e “democratizar” a utilização nas nossas organizações.

César Bracho (Venezuela) e Pato Moreno (Chile), dois especialistas independentes conhecedores da realidade num vasto leque de empresas jornalísticas latino-americanas, explicam os métodos que estão a triunfar para a obtenção do “engagement” e a associação com as audiências. Por exemplo, o diário ABC, marca centenária em Espanha, está a renovar as suas afiliações através do projeto eCommerce de nome Oferplan.

Terceiro Segmento: A marca como ponto de atração para leitores e anunciantes.

Ser referência na nossa comunidade. Aqueles que mudaram o “chip” e se lançaram na inovação e diversificação estão a conseguir importantes sucessos com os leitores... e os anunciantes. O valor que a nossa marca teve e continua a ter pode diluir-se no tsunami digital.

El Economista (Espanha) encontrou novos nichos de leitores e anunciantes, graças a uma nova linha de produtos editoriais com base em publicações especializadas, apenas divulgadas em suporte digital. O La Dépêche du Midi (França) mudou radicalmente o modelo de relação com o atual ou potencial anunciante, criando uma Agência de Comunicação que, acima de tudo, procura a satisfação do cliente, inclusivamente acima da publicidade, nos suportes do grupo. O La Prensa de El Salvador e o Granasa (Equador) realizam atividades de diversificação social que redundam em prestígio e aumento de reconhecimento social da marca.

Desconto especial de 50% para toda a SIPConnect a todos os convidados da Protecmedia. Coloque a palavra PROTEC no formulário na secção inscrição para NÃO SÓCIOS.