Notícias

Le Journal d’Accès - primeiro semanário canadiano a lançar publicação multimédia 3.0 para tablets

“Os periódicos independentes do Quebeque estão a entrar nas grandes ligas”. Gilber Paquette, Diretor-geral e de Marketing do Hebdos Québec

O semanário canadiano Le Journal d’Accès lançou uma interessante publicação multimédia interativa, especialmente desenhada para tablets, no âmbito da iniciativa promovida pela Associação de Semanários Canadianos Hebdos Québec, a fim de que os seus 33 semanários sejam disponibilizados de forma inovadora e competitiva no quiosque digital “Mon Journal Local”.

O Hebdos Québec utiliza a tecnologia da Protecmedia para realizar esta transformação rumo aos canais digitais dos seus associados. Trata-se de um processo que - esclarece o Diretor-geral e de Marketing da associação, Gilber Paquette - consta de duas etapas. “A primeira consiste em disponibilizar uma versão e-paper dos semanários. Atualmente, são já 13 os que estão disponíveis na aplicação “Mon Journal Local”, que se podem descarregar tanto da App Store como do Google Play. No final desta fase de implantação, estarão disponíveis 24 semanários, com um horizonte potencial de 900.000 leitores”.

“A segunda fase do projeto - prossegue Gilber Paquette - tem por objetivo oferecer aos leitores uma versão muito mais enriquecida dos semanários e que faça uso de todas as possibilidades multimédia dos tablets. Pretende-se fomentar uma maior interatividade dos utilizadores com os conteúdos através da utilização de vídeos, sons e animações específicos para a publicidade. O “Le Journal d’Accès” representa um primeiro exemplo deste tipo de publicação 3.0”.

Josée Pilotte, diretora e proprietária do semanário Le Journal d’Accès, explica que “esta versão 3.0 disponibiliza um desenho gráfico dinâmico e independente da versão papel e contém uma grande quantidade de interação com o leitor, quer do ponto de vista editorial, quer em termos de publicidade”.

Como afirma Gilber Paquette, “a versão 3.0 das nossas publicações vai permitir que os semanários membros da Associação do Quebeque se posicionem na vanguarda da inovação pois, note-se, que os jornais independentes do Quebeque estão a entrar nas grandes ligas”.

A Associação de Semanários do Quebeque é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1932 e cujo objetivo é promover a imprensa local independente, sendo considerada pelo Governo do Canadá, que apoiou financeiramente o projeto, uma organização de interesse fundamental para o Quebeque. Inclui 33 semanários independentes de língua francesa, ascendendo ao milhão e meio de leitores por semana.