Eventos

Estoril acolhe o Congreso Mundial de Meios WAN-IFRA 2018

O 70º Congreso Mundial de Meios WAN-IFRA terá lugar em 2018 na ciudade portuguesa do Estoril, e chamará os Editores e altos executivos dos meios informativos mais relevantes do mundo

Já falta muito pouco para a reunião do ano e a que todos os meios impressos e digitais irão focar os seus olhares. O Congresso Mundial de Meios Informativos organizado pela WAN-IFRA terá lugar este ano de 2018 no Estoril, Portugal, e estarão presentes os Editores e executivos mais importantes do setor.

O congresso celebra 70 anos desde a fundação da FIEJ, a organização que plantou a semente da WAN-IFRA. Esta nasceu poucos anos após o final da Segunda Guerra Mundial, num momento crítico onde os Editores da imprensa clandestina Francesa e dos Países Baixos uniram forças para levantar uma associação cuja máxima era promover a luta pela sobrevivência de uma impresa livre.

Na actualidade, a WAN-IFRA reune a cada ano aos professionais de todo o mundo. Este evento já se converteu numa excelente ocasião para discutir, trocar ideas, e analisar estratégicamente o âmbito do jornalismo. Um ponto de encontro para a indústria de meios que pelo diálogo procura estudar os temas em agenda no setor.

O World News Media Congress de WAN-IFRA confirma-se como o evento de referência do setor jornalístico

Mais de 1000 participantes provenientes de mais de 60 países estarão presentes para rever as tendências actuais, analisar as formas de impulsionar a libertade de imprensa, tão agredida nos dias de hoje, já que, contrariamente aos que muitos pensam, não é apenas um problema das nações com regimes totalitários

Também se avaliará como é possível garantir a sustentabilidade do setor, estudando os métodos e as estratégias que sirvam para aumentar a receita. A evolução constante e vertiginosa da tecnologia obriga a testar metodologias que se saibam adaptar, a cada meio e modelo econômico.

Outros aspectos que serão discutidos estarão centrados na busca de um jornalismo inovador, como forma de restaurar a confiança nos media, e como se pode consolidar o relacionamento com a audiência. Está na hora de olhar para os modelos que estão a crescer, estudando como e porquê estão liderar, bem como, os desafios que isso acarreta.

Tudo isto examinando plataformas e tecnologias emergentes que, longe de serem um obstáculo, revelam o potencial para se tornarem aliados importantes para o futuro.

Paines e apresentações que desvendam os modelos existentes e analisam a liberdade de imprensa

Sin duda uno de los grandes atractivos que ofrece el Congreso Mundial de Medios WAN-IFRA es la presencia de figuras destacadas. Protagonizarán las ponencias magistrales, debates y se repartirán hasta en cuatro escenarios paralelos donde analizarán las mejores prácticas y casos de éxito.

Sem dúvida, uma das grandes atrações oferecidas pelo World Media Congress da WAN-IFRA é a presença de diversos e diversas notáveis do meio. Eles participarão de palestras, debates e serão divididos em quatro cenários paralelos, onde analisarão as melhores práticas e casos de êxito.

Entre os diversos congressistas que irão partilhar as suas experiências destacamos Joyce Barnathan (Presidente de International Center for Journalists (ICFJ), USA), Atelach Alemu Argaw (‎Head of Data and Privacy de Schibsted Media Group, Suecia), Mario García (CEO e fundador de García Media, USA) e Ulrik Haagerup (fundador e CEO de Constructive Institute, Dinamarca). Tambem estarão presentes em diversos painéis Francesca Donner (Directora de Gender Initiative en The New York Times, USA) e Antonio Caño (Director de El País, Espanha), bem como Zuzanna Ziomecka (Editor in Chief de NewsMavens, Polónia) e Sérgio Dávila (Executive Editor de Folha de S.Paulo, Brasil).

Para celebrar um aniversário tão significativo, foi tomada a decisão de celebrar o congresso num cenário muito especial junto à costa atlântica na bonita cidade do Estoril, a oeste de Lisboa. O encontro terá lugar nos días 6, 7 e 8 de junho no Centro de Congressos do Estoril.