Notícias

A transformação digital do El Norte: os pontos-chave de uma mudança a todos os níveis

O diário equatoriano não renovou apenas a sua imagem, apostando igualmente num novo modelo de negócio, centrado numa abordagem digital e multiplataforma

Faz 31 anos que nascia o El Norte, cabeçalho de referência no norte do Equador, apostado, desde o início, na inovação tecnológica. Ao mesmo tempo que celebrava o seu aniversário, a empresa editora dava um importante passo estratégico de negócio: a transformação digital do diário, um processo imprescindível para não ficar para trás no panorama atual. E quais foram os pontos-chave desta decisiva mudança?

A integração multimédia

O intercâmbio de conteúdos e as sinergias entre o papel, a net, o canal televisivo e as redes sociais era um dos objetivos da transformação digital. E isso foi conseguido com a implantação do Milenium CMS, a solução que permite tal intercâmbio de forma ótima, automatizada e simples.

Novo fluxo de trabalho

A automatização na gestão dos conteúdos, o que permitiu simplificar os processos de produção/edição e o estabelecimento de novos fluxos de trabalho na redação.

“Dantes trabalhávamos de uma maneira que só nos permitia retirar da net uma réplica do impresso, mas agora temos muito mais tempo para criar conteúdos enriquecidos”.

Ricardo Cifuentes, editor da página web

Aproximação à audiência

Num momento em que a audiência tem mais poder e importância do que nunca, as redes sociais transformaram-se num canal imprescindível para a distribuição de notícias, significando uma importante fonte de tráfico. Com o IterWeb, é a redação do El Norte que gere tanto a distribuição pelas redes sociais como o envio de notificações push.

Nova web e nova edição impressa

A mudança mais óbvia, mas nem por isso menos importante. Um design mais claro, pensando no leitor e numa melhor experiência de utilizador, com um catálogo de modelos que simplificam o trabalho, quer na web quer no papel.

Para este projeto, a equipa da Protecmedia Lationamérica interveio do princípio ao fim nos processos de transformação digital e de papel, encarregando-se diretamente do design do novo portal e prestando a sua assessoria na abordagem de novos fluxos de trabalho dentro da redação.