Notícias
Tempo de leitura 8 m.
27/04/2020

O nosso apaluso,

uma homenagem ao jornalismo

Desde a chegada da crise provocada pelo covid-19, os meios de comunicação têm vivido jornandas intensas de trabalho para não faltar ao seu compromisso informativo, e há alguns que sem dúvida são um grande exemplo pela sua capacidade de adaptação em tempo record.

É tempo de ir aprendendo ao longo do caminho, mas sobretudo de ajuda. Para tal, da nossa parte contribuimos garantindo o apoio tecnológico a todos os nossos clientes, para que em todos os momentos, contem com as ferramentas necessárias, facilitando a continuação do trabalho.

El Economista (Espanha), antecipação em tempos de crise

Desde que começou a crise, a equipa do jornal El Economista tem sido capaz de manter intata toda a sua atividade editorial.

Em apenas 24 horas, a equipa do jornal El Economista conseguiu que 95% do seu pessoal estivesse a trabalhar remotamente e de forma eficaz.

A redação contacta-se através de VPN ao sistema Milenium, onde são criadas as edições impressas e digitais.

Uma vez que, tanto a equipa de Protecmedia como a equipa do elEconomista já se encontravam a trabalhar remotamente, foi lançado un novo sitio web graças ao modelo Media Cloud, um quiosque digital, no qual as suas 20 revistas especializadas se encontram disponiveis com um formato totalmente adptado a smartphone.

El Diario de Jaén (Espanha), fiéis ao rigor e à veracidade

El Diario de Jaén continua fiel ao seu compromisso informativo desde que se decretou o estado de emergência, esforçando-se cada dia para fechar a edição com a satisfação de dever cumprido com o seu trabalho. Têm sido umas jornadas de trabalho bastante intensas, durante as quais se travam batalhas contra as fake news e a desinformação que rodeia o covid-19.

“ A atividade informativa intensa é importante numa crise sanitária sem precedentes, na qual não é melhor jornalista aquele que chega primeiro, mas sim o que informa com rigor e veracidade.” (Manuela Millán, Redação El Diario de Jaén)

El Diario de Jaén foi transparente na hora de mostrar como a maior parte da sua equipa trabalha desde casa e os poucos que ainda têm de ir ao escritório adotaram medidas bastante rigorosas. A sua atividade, tanto em print como digital, continuou intacta devido à boa disposição de toda a equipa. Contando sempre, com a flexibilidade do sistema Milenium para criar as edições impressas à distância, bem como com ITER Web para atualizar o seu portal web também remotamente.

El Mundo (España), comprometidos com o dever de informar

El Mundo começou a aplicar desde o inicio da crise o seu próprio plano de contingência, elaborado há meses e cuja finalidade é a de que todos os títulos continuem com a sua atividad editorial em momentos excecionais, como o que estamos atualmente a viver.

Quase o 100% dos mais de 200 trabalhadores da redação de El Mundo trabalham remotamente. Os colaboradores que têm de ir ao escritório, estão seguindo os protocolos médicos e rigorosas medidas sanitárias.

Toda a equipa dispõe de excelentes ferramentas para se apoiar, de tal forma que conseguem trabalhar como se estivessem nos seus postos de trabalho no escritório. Neste momento que vivenciamos em que tudo é relevante, o tempo urge e a procura da informação é elevada, uma boa coordenação é um grande desafio.

A sua versão print criada através do software Milenium, permite completar todas as fases do processo editorial remotamente. O seus automatismos facilitam a cada membro da equipa a informação necessária sobre o estado atual de cada publicação, permitindo que o trabalho continue de forma fluida sem necessidade de manter contato continuamente.

La Voz del Interior (Argentina): coordenação eficaz e distribuição impecável

La Voz del Interior colocou em ação um plano de contingência em apenas 48 horas. Tanto os colaboradores do call center externo como os colaboradores do jornal encarregados das tarefas administrativas, subscrições e de distribuição conseguiram desempenhar 100% das suas tarefas remotamente em apenas 2 dias e sem nenhuma incidência.

Garantir a distribuição representava uma desafio que La Voz del Interior superou graças ao apoio do software, e permitindo também às equipas coordenar o trabalho facilmente mesmo estando separadas fisicamente.

Os colaboradores de logística e distribuição interna, cujas tarefas são fundamentalmente presenciais, continuam a ir ao seu posto de trabalho. Para se adequar aos protocolos sanitários estabelecidos, foram criados postos isolados sem contato entre si. Neste contexto, Shipo é uma ferramenta que assumiu uma grande importância, uma vez que proporciona toda a informação necessária para uma coordenação ágil e simples.

Com este software realizam as tarefas de gestão, circulação, subscrição e logistica remotamente, além de que foi possível designar facilmente a distribuição das subscrições entre os pontos que venda que continuam abertos graças à funcionalidade “mudança temporal de distribuidores”.

Diario Libre (República Dominicana), em print e digital junto a uma audiência fiel

Um trabalho notável de Diario Libre que através de web, e-paper e RSS conseguiu que os seus leitores habituais do print, distribuído de forma gratuita em vários pontos fora do país, continuem a ser leitores fiés pelos canais digitais.

Diario Libre é um exemplo de compromisso com a informação responsável e atualizada. O trabalho da sua equipa destaca-se pela análise professional da informação, que cria noticías verdadeiras através de Milenium e ITER Web, ferramentas que tornam possível o trabalho remoto. Os seus resultados durante o mês de março posicionam o Diario Libre como uma referência do meio digital, algo que o jornal agradece tanto aos seus leitores como aos seus jornalistas, editores e colaboradores que, em equipa, informam sobre a realidade da pandemia a uma audiência que se manteve fiel ao seu jornal, consultando agora os canais digitais desde as suas casas.

Diário de Notícias Madeira (Portugal), compromiso e detalhe informativo

Com mais de 75% do pessoal da redação a trabalhar remotamente, o Diário de Notícias Madeira publica todos os dias um exemplar digital em formato ePaper dedicado na sua totalidade a informar sobre a atualidade do Covid-19.

Além disso, continua a editar o seu diário com toda a normalidade, que distribui em print aos pontos de venda e que enquanto a situação atual se mantiver, oferece a versão ePaper do diário.

A equipa conta com as ferramentas de Milenium Editor e ITER Web para conseguir trabalhar desde casa na edição e publicação de todos os conteúdos digitais e print.

Straus News (USA), atualidade assegurada desde a nuvem

As 15 publicações que Straus News tem em Nova Iorque, Nova Jérsia ena Pensilvânia continuaram a sua atividade com total normalidade. Graças ao sistema Cloud, os redatores trabalham desde casa com base na informação enviada pelos jornalistas no terreno em primeira mão.

Graças ao modelo Cloud de Milenium implementado desde o ano pasado, todos os jornalistas e editores de Straus News já estavam familiarizados com o trabalho remoro antes da crise. A equipa também actualiza o seu website e edições digitais a partir de casa com o ITER Web. Isto permitiu-lhes continuar a trabalhar com total normalidade e manter todas as suas publicações atualizadas sem exceção.

El Colombiano (Colômbia), uma nova forma de fazer jornalismo

As mudanças repentinas do início da crise trouxeram a algumas dificuldades que foram superadas pelo trabalho em equipa. Trabalhar desde casa tem sido uma nova situação à qual se adaptaram rapidamente e aprenderam a gerir sem problemas.

Os repórteres que andam na rua comunicam com os editores usando o telefone, passando as notícias e as fotografias necessárias para as ilustrar. Toda a equipa editorial trabalha desde casa, editando o jornal em remoto através da plataforma Milenium Cross Media produzindo a edição impressa, a respectiva versão digital e todos conteúdos para o portal Web. Ao longo do dia realizam diversas reuniões virtuais e, no final da tarde, já têm o jornal pronto para enviar para a gráfica.

Estamos confiantes de que em breve chegará o dia em que será possível sair para trazer de volta as boas notícias. A Protecmedia, mesmo desde casa, continua a trabalhar e a disponibilizar os meios tecnológicos possíveis para concretizar o vosso trabalho.

Contamos com mais de 500 clientes em 26 países diferentes, sabemos que isto é apenas uma pequena amostra de todo o vosso trabalho. Gostaríamos de conheçer outras iniciativas, pelo que vos convidamos a contar como estão a enfrentar a situação para que o vosso trabalho editorial continue.

Obrigada por estar, uma vez mais, à altura das circunstâncias.

Se gostou, partilhe esta informação