Notícias

O Avvenire opta pela Shipo para impulsionar o processo de digitalização e estratégia de modernização do seu jornal

O jornal italiano Avvenire optou por implantar o software Shipo, da Protecmedia, para a gestão de audiências. Esta solução ajudará a otimizar as vendas, tanto a nível de circulação como de assinantes

Os meios de imprensa modernos estão a sofrer uma forte reconversão, algo imprescindível para a sua adaptação aos tempos que correm. Têm que reinventar-se e procurar fórmulas que lhes permitam acomodar-se às novas tecnologias da informação e comunicação.

É este o caso do Avvenire, um diário de informação geral e inspiração católica, com sede na cidade italiana de Milão.

Aproveitando a data do seu 50º aniversário, lançou-se num projeto de modernização, olhando em frente, e adotando para a sua estratégia presente o modo de trabalho do futuro.

Avvenire, quarto cabeçalho mais vendido de Itália

Se bem que o jornal se distribua principalmente em Milão e Roma, conta com assinantes por todo o país. Tal difusão granjeou-lhe o quarto lugar entre os diários de informação geralista mais vendidos de Itália (em 2017 teve uma tiragem média de 140.000 exemplares, dos quais cerca de 80.000 eram de assinantes), disputando assim o segundo lugar em Milão.

Apesar dos dados positivos e do aumento dos números de difusão da sua versão impressa e digital (quase 2% mais em abril de 2018, segundo a informação da Prima Online, enquanto os seus concorrentes caíam), como todos os cabeçalhos, atravessa uma época de mudanças devido às exigências atuais. É um facto que se constata quer por aspetos endógenos como exógenos à própria empresa, bem como a sua vertente online. Ali, as redes configuram uma amálgama de ferramentas com um carácter mais estratégico e determinante.

Conscientes de que é necessário ser-se mais visionário e modernizar processos para uma boa consolidação e para continuarem crescer, optaram por encontrar sócios tecnológicos de confiança que ajudem no seu processo de digitalização com ferramentas que lhes permitam seguir por diante.

A Shipo é escolhida para otimizar as vendas e faz parte de um plano mais abrangente

O Avvenire optou pela Shipo, o software para a gestão de audiências (circulação e assinaturas) da Protecmedia. Espera-se que a implantação do projeto tenha lugar em setembro. Trata-se do primeiro projeto da empresa ibérica com a Shipo naquele país transalpino, e fê-lo na companhia do seu parceiro italiano Willbit,

O objetivo principal que a Avvenire tem em mente com esta iniciativa é otimizar ainda mais as vendas, seja a nível de circulação seja de assinaturas.

A escolha da Shipo como solução para apoio à renovação tecnológica significa o pontapé de saída para um projeto de importância estratégica dentro do programa de desenvolvimento para os próximos 5 anos, projeto partilhado com o editor. Tal visão, que implica um conceito de trabalho para uma década, teve como foco uma grande oportunidade em que toda a empresa deverá implicar-se.

Assim, a escolha do software da Protecmedia faz parte de um programa de maior envergadura que afeta a todos os níveis do diário. Implica mudar os fluxos de trabalho, a maneira de trabalhar e a maneira de pensar, para olhar o amanhã e conseguir a antecipação. Parte-se de uma visão muito consciente de que é fundamental a adaptação ao panorama atual e a visão do futuro.

É um plano concebido com a clara intenção de que se produza uma real adequação aos desafios próprios do mercado atual dos meios de comunicação, nomeadamente poderem ser lidos em todo tipo de dispositivos (desktops, telemóveis...) ou simplificar processos para se tornarem mais eficazes.

O jornal Avvenire visa, pois, implantar metodologias que otimizem a rentabilidade, melhorem a eficiência e enriqueçam o serviço para os leitores e utilizadores.

Com este projeto, a Protecmedia reitera o seu compromisso sobre renovação da indústria editorial e sobre os novos modelos de negócio que o futuro trará.