Notícias

O La Gaceta de Salamanca reinventa-se pela inovação e a estratégia digital

O diário regional espanhol remodela o design do seu site e implementa um novo gestor de conteúdos que permitirá promover a interação da audiência e a monetização

O La Gaceta de Salamanca aposta numa nova estratégia digital para aumentar a sua rentabilidade e compromisso de audiência. Tal remodelação inclui a mudança de design do seu website e a implementação de soluções tecnológicas para sincronizar o trabalho de todas as áreas da redação e impulsionar, igualmente, novos modelos de negócio.

Com o novo design, lagacetadesalamanca.es evolui para um visual mais moderno e atrativo, com módulos temáticos e ferramentas que promovem a interação e melhoram a experiência de navegação dos utilizadores.

Relativamente à inovação tecnológica, o La Gaceta de Salamanca mantém uma relação de longo prazo com a Protecmedia, através da aquisição de soluções adequadas como forma de responder com agilidade às diferentes exigências da empresa e do mercado. É uma oportunidade em que a empresa apostou no CMS IterWeb, num conceito inovador e funcional, implementado na plataforma Oracle Cloud. Para o projeto, em pouco menos de três meses, a equipa da Protecmedia conseguiu atualizar a versão do sistema editorial, renovar o design da página e implantar o novo CMS, levando a cabo os processos de personalização e formação que o cliente exigia.

A modalidade Cloud permitiu que o diário reduzisse os custos de implementação, esperando-se que, no futuro, venha igualmente a fazer com que a equipa técnica possa focar-se na promoção de inovações e melhorias de processos, em vez de administrar mais servidores e infraestrutura.

Além de uma reformulação estética, esta renovação trouxe ao diário “fluidez, solidez e eficácia quando há que alimentar a web”.

Uma estratégia de modernização que responde não apenas à necessidade de potenciar a sua estratégia editorial multiplataforma, mas também ao compromisso de manter o investimento em tecnologia, para permitir o trabalho simultâneo na redação e a acessibilidade ilimitada dos jornalistas aos conteúdos e plataformas de edição.

Como parte da estratégia digital, o novo gestor de conteúdos irá trazer, por um lado, mobilidade e flexibilidade ao trabalho dos jornalistas, permitindo-lhes acederem, a partir de qualquer ponto geográfico, à edição de artigos para a rede, e, por outro, irá facilitar a gestão de modelos de paywall, a criação única de artigos que funcionem simultaneamente para o papel e para a web, e a facilidade que o CMS proporcionar para o enriquecimento dos artigos com redes sociais e elementos multimédia.

Esta e outras utilidades fornecidas pelas soluções da Protecmedia conferem ao La Gaceta de Salamanca agilidade e capacidade de resposta aos desafios do negócio jornalístico, mantendo assim a marca como a mais importante referência informativa da região.