Notícias
Tempo de leitura 4 m.
2/06/2022

A personalização de conteúdos como meio de fidelização

A personalização de conteúdos é um fator de grande importância na fidelização de audiências/clientes digitais. Considerando que os leitores fiéis são os mais susceptíveis à subscrição de conteúdos premium, é importante identificar os pontos chave que nos ajudem a identificar as ações necessárias para transformar com êxito um leitor ocasional num leitor fidelizado.

Os indicadores de RFV (recency, frequency, volume) fornecem as melhores pistas acerca de quais os utilizadores que têm mais probabilidade de se converter em subscritores digitais. Isto quer dizer que, a atividade recente (recency), a frequência de visitas ao site (frequency) e a quantidade de artigos que leem são dados chave e que um meio de comunicação deve ter presente para o seguimento das suas métricas de resultados.

Para cada meio de comunicação o indicador mais importante irá variar em função do seu modelo de negócio: alguns indentificaram a quantidade de artigos lidos como a variável mais importante, enquanto outros a atividade recente ou a frequência são os dados chave para identificar quais os utilizadores que têm mais probabilidade de subscrever ou renovar assinaturas.

Um facto sobre o qual existe unanimidade no sector é que, independentemente do modelo de negócio, motivar o compromissos dos leitores é fundamental na fidelização das audeiências digitais.

Os leitores fiéis são os que mais valor têm, não só pelo seu interesse e envolvimento, mas também porque são os mais rentáveis para o negócio. A realidade é que as ações para adquirir um novo utilizador são infinitamente mais caras que as açoes a tomar para reter a um utilizador existente.

Isso leva-nos a concluir que a estratégia deve centrar-se em reduzir a rotação dos leitores ocasionais, para os converter em clientes fidelizados. A vitória não se mede em subscritores adquiridos, mas sim, o tempo permanecem fieis.

O caminho a seguir nesta direção não é o único, dependerá do modelo negócio de cada meio de comunicação que terão de encontrar a maneira apropriada de obter resultados lucrativos. Para isso, a tecnologia e automatização de processos são os grandes aliados que nos ajudarão a alcançar os objetivos de fidelização.

Devido à automatização dos procesos de fidelização reduziremos consideravelmente os esforços de monitorização e contaremos com uma ajuda preciosa na tomada de decisões.

Na Protecmedia propomos uma estratégia baseada na personalização de conteúdos em função do leitor. Para isso, ITERWEB é um software especializado, com o qual, podem defenir e colocar em ação a sua própria estratégia digital, através das diferentes funcionalidades que oferece:

· O uso de algoritimos de recomendação de conteúdo torna mais relevante o meio de comunicação para os leitores. Este tipo de ação é possível devido à precisão nas possibilidades de categorização de conteúdos e aos mecanismos de Inteligência Artificial e Machine Learning que utiliza. Os leitores interessados nos conteúdos desportivos ou locais serão abordados com um volume maior de noticias relacionadas com esses conteúdos, o que resultará num vinculo mais próximo entre o utilizador e o meio.

· Blocos de conteúdos personalizados em função do dispositivo desde o qual acede o utilizador, do segmento ao qual pertence (segundo a pontuação RFV, utilizador ocasional, esporádico, diário ou fiel), da sua localização geográfica, do estado de registo da sua subscrição ( no caso de ser assinante) ou inclusivé do dia da semana em que estamos.

· Os utilizadores registados têm a possibilidade de aceder a um histórico dos seus artigos favoritos, a artigos guardados para ler mais tarde, e fazer um acompanhamento de artigos ou notícias por temáticas, tendências ou por autores preferidos.

As funcionalidades que ITERWEB oferece aos meios de comunicação, são as melhores ferramentas para colocar em curso uma série de açoes efetivas para incrementar a fidelização dos seus leitores e conseguir manter assinantes. Na Protecmedia trabalhamos e inovamos para tornar mais fácil o caminho em direção ao sucesso.

Quer mais informações?
Se gostou, partilhe esta informação