Notícias
Tempo de leitura 2 m.
27/04/2020

Público, Diário de Notícias da Madeira e Fuldaer Zeitung, premiados no 21.º European Newspaper Award

O jornal Público recebeu o prêmio de melhor jornal nacional e o Diário de Notícias da Madeira ganhou dois prémios por duas de primeiras páginas. Por outro lado, o Fuldaer Zeitung recebeu um reconhecimento especial por parte do Júri do Concurso.

Este ano, o concurso de design para jornais europeus European Newspaper Award (ENA) declarou o Público vencedor do European Newspaper of the Year, na categoria de melhor jornal de âmbito nacional.

O júri considera de especial relevância o formato prático do diário, de fácil leitura. Destaca também o design da primeira página, na qual domina, habitualmente, uma imagem de grandes dimensões. As notícias do dia costumam ocupar as sete primeiras páginas do jornal, uma disposição que permite ao leitor obter uma visão geral rapidamente. O seu conteúdo foca-se, normalmente, nas notícias de interesse geral, que se apresentam com um design e disposição claros, com uma utilização comedida da cor e tipografias simples. Além disso, a grande qualidade da sua edição impressa recorda os jornais de publicação semanal.

A par deste reconhecimento, o Público recebeu prémios também pela sua versão online, considerada a mais bem sucedida em Portugal e na qual as infografias, vídeos explicativos animados e o jornalismo de dados estruturam os dados informativos de uma forma clara e atrativa.

O Diário de Notícias Madeira também se une à celebração dos jornais Portugueses, com dois prémios obtidos pelas primeira páginas das edições de 11 de outubro de 2018, e 19 de dezembro de 2018.

O ENA considera que os bons conteúdos jornalísticos não só devem estar bem escritos, como também destacar-se por uma apresentação visual poderosa.

Nesta 21.ª edição, o reconhecimento especial do júri foi para o Fuldaer Zeitung, diário regional alemão cuja proposta de valor reside na inovação como eixo principal da sua atividade.

A característica diferenciadora do jornal encontra-se na sua estrutura, dado que todos os dias é selecionada uma notícia destacada, que aparece na capa acompanhada de uma fotografia e cujo conteúdo se desenvolve nas páginas seguintes, onde se combina o texto com fotos e infografias. Esta notícia pode ser local, regional ou nacional.

O Fuldaer Zeitung consegue, assim, uma proposta incomum para os jornais regionais, constituindo-se como um modelo a seguir pela imprensa europeia.

Sobre o European Newspaper Award

O ENA é um concurso de design para jornais cuja primeira edição se celebrou em 1999. Foi fundado pelo desenhador de jornais alemão Norbert Küpper, que se encarrega da sua organização.

Esta 21.ª edição contou com 184 participantes de 25 países diferentes, de entre os quais saíram vencedores jornais da Noruega, Países Baixos, Portugal, Grã-Bretanha e Alemanha.

Se gostou, partilhe esta informação