Notícias
Tempo de leitura 2 m.
2/06/2022

El Universal relança a sua atividade editorial graças à tecnologia Media Cloud

El Universal enfrentou várias situações adversas durante o ano de 2020, que conseguiu ultrapassar, relançando a sua atividade editorial nos canais digitais e retomando a sua edição impressa. Tudo isto foi possível graças à flexibilidade do sistema Media Cloud.

Este jornal de Caracas tomou uma decisão importante durante os primeiros meses da pandemia. Estando o seu país envolvido numa grande crise social e em pleno confinamento, o El Universal decidiu migrar os seus sistemas editoriais para o sistema Media Cloud.

Todo o projeto foi realizado remotamente, e em apenas algumas semanas foi concluído. Isto permitiu que toda a sua equipa trabalhasse remotamente, e a partir de casa. Desta forma, retomaram a atividade editorial, com a maior segurança possível. Focaram essencialmente a atividade na produção dos canais digitais e na criação de uma capa digital, que enviavam aos leitores de forma personalizada.

Resolvemos a necessidade da mesa central de redação porque a ferramenta permite um controlo de fluxos de processo, mesmo com toda atividade feita remotamente. (Abraham Sánchez, Diretor de Arte e Operações da mesa editorial da El Universal)

Agora, graças à infraestrutura Cloud, o El Universal foi mais longe e iniciou uma nova etapa. Depois de um trabalho de renovação de desing, retomou a sua edição impressa aos fins de semana com o título El Universal Semanal, que está a ter uma grande aceitação entre os seus leitores. Esta edição impressa junta-se à sua atividade digital contínua e ao envio de uma newsletter diária.

Sem a elasticidade da solução Media Cloud, com plena funcionalidade e dimensionamento variável, o relançamento editorial não tinha acontecido (AbrahamSanchez, Diretor de Arte e Operações da redação do El Universal)

El Universal é um exemplo de resiliência e de como um jornal, pode reinventar a sua atividade editorial graças a um sistema flexível para as empresas de media com adaptação às necessidades de cada momento. O compromisso em renovar os seus sistemas num momento muito delicado foi uma decisão que lhes permitiu avançar e melhorar exponencialmente a sua capacidade de dar informação.

Quer mais informações?
Se gostou, partilhe esta informação