Casos de Estudo
Tempo de leitura 2 m.
25/02/2021
Image

A métrica reafirma a revolução digital do El Correo Gallego, que lidera em tráfego e em utilizadores registados

O El Correo Gallego conseguiu aumentar exponencialmente o seu tráfego na web e os seus utilizadores registados graças à atualização tecnológica da sua redação e à renovação total do seu produto editorial.

Após uma migração de mais de 15 anos de artigos, não só conseguiu evitar a perda de tráfego, como impulsionou a maior parte das suas métricas através da enorme melhoria do seu posicionamento SEO:

Em 2020, o El Correo Gallego celebrou a sua 50 000ª publicação, um evento que marcou o início de uma completa atualização tecnológica da redação.

Tinham uma média de 3 milhões de páginas visualizadas por mês.

A posição média nos resultados de pesquisa do Google era de 6,2.

O El Correo Gallego contactou a Protecmedia com o objetivo de obter acesso a tecnologia de ponta, uma vez que o seu sistema editorial se encontrava obsoleto.

O seu principal objetivo era proporcionar um produto editorial digital de qualidade sem negligenciar o papel, e totalmente adaptado ao seu público.

O jornal queria estabelecer processos mais eficientes e conseguir uma total inversão do fluxo de trabalho da redação: “os editores devem parar de se preocupar depois das 21 horas e começarem a trabalhar o raciocínio às 9 horas da manhã“.

Atualizar a sua ferramenta editorial e obter uma solução que lhes permita fundir a redação impressa e digital.

Queriam recuperar grande parte das receitas em publicidade que estavam a ser absorvidas pelos intermediários no seu sistema.

“Ênfase nos dispositivos móveis através de uma ferramenta tecnológica avançada que permite ao jornal manter-se a par dos tempos atuais e da tecnologia de 2020.” (Alberto Tajes, Diretor Geral do El Correo Gallego)

Em apenas 4 meses, a Protecmedia proporcionou uma solução tecnológica que significou uma reviravolta de 180° nos processos de trabalho e com a qual o website e a edição impressa foram completamente remodelados.

O sistema anterior não lhes permitia editar conteúdos se estivessem fora do escritório. Os últimos dias do projeto coincidiram com a chegada da pandemia e do teletrabalho, pelo que o processo foi acelerado e concluído remotamente e toda a equipa do El Correo Gallego pôde trabalhar a partir de casa durante a quarentena.

Tem havido uma inversão no fluxo de trabalho e uma mudança total nos processos de redação: a produção de notícias é agora contínua ao longo do dia, tanto para a edição digital como para a edição impressa.

Graças ao novo sistema editorial Media Cloud, os processos foram automatizados e as perdas de eficiência no trabalho diário foram resolvidas.

“Até à instalação da aplicação Protecmedia tínhamos uma clara diferenciação de equipas e fluxos de trabalho, havia um fluxo de trabalho para a edição impressa e um fluxo de trabalho para a edição digital.” Xavier Cea (Diretor Web do El Correo Gallego)

+50% velocidade de carregamento da web

-90% de páginas lentas

+80% de receitas de publicidade móvel

+100% páginas visualizadas/mês*

+1 milhão de notificações push/dia*

3,5 posição média nos resultados de pesquisa do Google

+2,3% CTR

*Durante o primeiro mês, as visualizações de páginas aumentaram para 4,5 milhões (+1,5 milhões). Atualmente já têm uma média de 6 milhões de páginas visualizadas por mês, o que representa um aumento de 100%.

*Após o primeiro mês, os números já ultrapassavam os 55 000 subscritores. Em apenas 10 meses, ganharam mais de 140 000 subscritores nas notificações push.

“A mudança para a Protecmedia permitiu-nos recuperar o controlo total sobre a versão móvel, e estimamos poder duplicar as receitas que temos vindo a obter até agora.” (Alberto Tajes, Diretor Geral do El Correo Gallego)

Solicitar demonstração
Se gostou, partilhe esta informação