Hoje em dia, os serviços in cloud estão a mudar a forma como as empresas jornalísticas utilizam a tecnologia. Em parte, tal evolução deve-se à necessidade de os meios de comunicação impulsionarem os seus modelos de negócio servindo-se das melhores ferramentas, porém ao melhor preço. Este novo paradigma veio transformar radicalmente a operatividade das firmas editoras, permitindo diminuir os custos e otimizar os seus fluxos de trabalho.
A Protecmedia disponibiliza a Media Cloud, um novo serviço na nuvem para promover a rentabilidade do negócio editorial, permitindo a gestão de conteúdos editoriais e sua publicação através de múltiplos canais, a gestão da publicidade multicanal, e a otimização da difusão, assim como uma gestão eficaz das subscrições.
Apoiando-se na eficácia tecnológica da Oracle Cloud, esta solução inclui todas as funcionalidades do Milenium Cross Media, bem como uma oferta de serviços ao mais alto nível - desde o apoio na entrada em funcionamento, com uma implantação e parametrização adaptadas a cada cliente, até ao suporte, manutenção e evolução da aplicação no tempo, num modelo 24/7.
Nuvem de vantagens
Num contexto empresarial, focado em promover a rentabilidade, a implementação de um modelo cloud, a implementação de um modelo cloud significa claras vantagens para se atingirem os objetivos de negócio. Em primeiro lugar, a economia de custos, uma vez que se trata de uma solução simples de adquirir e que não requer investimento de maior relativamente a operatividade e infraestrutura. Trata-se de proporcionar às empresas editoras funcionalidades por um valor mais competitivo, que lhes permita continuarem a gerir a redação, mas eliminando processos repetitivos e manuais que a administração de sistemas e hardware implica.
Às funcionalidades avançadas do Milenium Cross Media, somam-se a escalabilidade e a flexibilidade, da nova solução editorial Media Cloud da Protecmedia. Assim sendo, a plataforma ganha capacidade de se adaptar à procura que o meio de comunicação em causa exigir, bem como a possibilidade de utilização do serviço mediante pedido, ou seja, o consumo e respetivo pagamento serão apenas o necessário e solicitado.
Do mesmo modo, a segurança é um elemento fulcral para a implementação de soluções na nuvem. A chave é garantir um ambiente virtual seguro, com privacidade, controlo de acesso assegurado, e absoluta confidencialidade da informação. Tais funcionalidades traduzem-se, na prática, numa maior agilidade das operações, em possibilidades acrescidas de desenvolvimento, e na melhoria da qualidade do produto informativo. Esta é também uma oportunidade para o pessoal da tecnologia se poder concentrar na conceção de propostas de inovações e melhoria de processos, em vez de se dispersarem em administrar servidores e infraestrutura.
Estamos, pois, diante de um serviço por especialistas, que contribuirá para fortalecer a sua estratégia editorial, com funcionalidades avançadas de gestão de conteúdos multicanal, garantia de confiabilidade, alta disponibilidade e tecnologia de vanguarda. Um serviço no qual redatores e jornalistas apenas têm que se preocupar em como, concretamente, utilizar esta nova ferramenta.
Parece que a nuvem chegou para ficar!