Notícias

Notificações Push: uma tendência que veio para ficar

No início de 2019, as notificações push figuravam entre as tendências apontadas nos meios digitais para este ano. A necessidade de se estabelecer uma relação mais direta com a audiência levou as empresas editoras a explorarem mais a fundo esta forma de comunicação. Já há muito que a Protecmedia disponibiliza no mercado uma solução prática e efetiva que permite às redações enviarem alertas sobre conteúdos relevantes de forma imediata.

Os meios de comunicação estão a aproveitar a oportunidade que estes avisos proporcionam para manterem os seus utilizadores informados, direta e imediatamente, alertando-os sobre notícias várias, ou notícias de última hora, mediante o envio de mensagens para computadores e dispositivos móveis.

O envio de notificações é uma aposta para a fidelização. Tal prática é uma mais-valia, pois permite alargar o contacto com a audiência, que recebe os alertas sobre conteúdos relevantes sem necessidade de aceder diretamente a uma aplicação ou portal de notícias.

A ativação de notificações permitiu que os meios digitais aumentassem o seu tráfego web, abrangendo um maior número de utilizadores e facilitando a interação com os conteúdos do meio em questão, tanto no ambiente móvel como no desktop.

Tendo em conta que os meios de comunicação dependem cada vez mais de plataformas externas, como o Facebook, Google ou Twitter, para distribuírem as suas notícias (fazendo com que cada vez menos sejam os leitores que acedem diretamente a um qualquer meio para obter informação), uma outra das vantagens destas notificações é a possibilidade de os meios de comunicação retomarem o controlo sobre a difusão dos respetivos conteúdos, conseguindo assim chegar a mais leitores, sem intermediários nem algoritmos.

Oferecer conteúdos de qualidade é o primeiro passo para prender a audiência e convencê-la de que será boa ideia subscrever as notificações informativas. Numa era em que os meios de comunicação perseguem a audiência e não o contrário, é preciso ser-se atrativo e pertinente para gerar interesse e fidelização.

Fidelização a un click de distância

A tecnologia da Protecmedia está centrada em que a redação possa pensar e concentrar-se em que conteúdos de qualidade gerar, e as nossas soluções facilitam o seu processo de criação e difusão. Neste contexto, o serviço de gestão de audiências MAS possibilita o envio, imediato ou programado, de notificações push, quer diretamente, a partir da plataforma, ou através dos gestores de conteúdos Milenium e IterWeb.

As ferramentas deste tipo permitem tirar melhor partido do envio de notificações, de modo que a redação possa, de forma prática e simples, distribuir simultaneamente os conteúdos através das redes sociais e notificações, aumentando as possibilidades de abrangência e compromisso.

Também é possível personalizar o formato das mensagens mudando ícones, logos, e acrescentando imagens. Esta customização aplica-se igualmente na janela de subscrição de notificações, onde se podem modificar ícones, cores e texto. A ideia é potenciar a presença de marca para conseguir mais visibilidade e interesse pelos alertas.

Notícias de última hora, notícias exclusivas, publicidade e alertas de diretos são conteúdos recomendados para partilha através das notificações. E, se bem que a maior parte das soluções permita o envio ilimitado de avisos, é aconselhável limitar a sua frequência, de acordo com uma estratégia editorial que priorize os temas mais importantes. A ideia é não “massacrar” os utilizadores com alertas excessivos que possam levá-los a desistir da subscrição.

Nesse sentido, além da ligação direta com o utilizador, o importante é poder ter um conhecimento mais aprofundado dos interesses da audiência. E isto consegue-se analisando o alcance da notificação: Quem a recebeu? Qual foi a sua influência no tráfego web? Quem a subscreveu? Esta informação permitirá ir afinando a estratégia editorial consoante as necessidades da audiência, e ir impulsionando as notificações como um meio de informação consolidado na rotina do utilizador. Definitivamente, las notificações push vieram para ficar!